Avenida Getúlio Vargas, 1816 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo - SP 11 4226-2213 11 98270-4778

Quais são os sinais que o bebedouro apresenta para fazer manutenção?

Conheça nossas Notícias

Quais são os sinais que o bebedouro apresenta para fazer manutenção?

Com o tempo, aparelhos dão indícios de que está na hora de realizar manutenção, como gosto da água, diferença na vazão ou excesso de barulho.

Gosto da água alterado e pouca vazão no bebedouro indicam, na maioria das vezes, que o filtro está saturado. Além desses aspectos, sinais de passagem de carvão ativado para a água (pequenos grãos pretos, parecidos com pó de café) e acúmulo de sujeira no purificador sugerem a necessidade da manutenção preventiva (troca de filtro e higienização).

Entretanto, alguns casos exigem reparos mais complexos, que chamamos de manutenção corretiva, que ganha sua vez quando há água sem refrigerar, barulho excessivo vindo do compressor ou do motor ventilador (parecido com um cooler que fica internamente no aparelho e que, quando acumula muita sujeira, fica forçando seu trabalho), ineficiência no termostato (regulagem de temperatura da água). Essas ocorrências são comuns se o usuário deixar passar o prazo de manutenção previsto – geralmente, recomenda-se ser realizada a cada seis meses.

Importante registrar que nem todos os sintomas causados pela falta da correta manutenção estão visíveis ou podem ser sentidos ao beber a água. Em alguns casos, o filtro pode até continuar deixando passar a água, mas a sujeira e diversos micro-organismos acabam passando juntos diretamente para a torneira e para o seu copo. “Esse é o motivo de colocarmos a etiqueta verificadora, onde o cliente acompanha o tempo exato que foi feita a última manutenção, para que, em seis meses, realize novamente”, explica Leonardo Castelli, diretor da TJL Filtros.

IMPORTANTE: Após seis meses, a água começa a passar pelo filtro saturado e, além de não conseguir filtrar corretamente, o carvão começa a soltar impurezas as quais antes conseguia reter.

Manutenção preventiva do bebedouro

A água parada, em qualquer circunstância (limpa ou suja), inicia a formação de biofilme – paredes de bactérias, que, além de alterar o gosto e cheiro da água, criam uma sujeira que deve ser limpa, pois começa a acumular em toda superfície que tenha contato com a água.

A manutenção preventiva do seu bebedouro evita diversos problemas com o gosto e cheiro da água, além de evitar algumas doenças relacionadas à má qualidade da água. A higienização, ou manutenção preventiva, é de suma importância, pois higieniza-se toda parte que tenha passagem da água que chega ao seu copo, utilizando produto para a retirada de sujeira e outro bactericida, para matar todo tipo de bactéria e micro-organismos. Além disso, gera muita economia financeira.

A preventiva é essencial e, juntamente com ela, é enviado pela TJL Filtros um certificado pelo qual atestamos a higienização por um período de tempo (geralmente de seis meses). Isso evita interdições por vigilância sanitária ou não conformidade quando for realizada uma auditoria interna. E mais economia financeira.

TJL Filtros responde

Muitos leitores nos enviam perguntas e, por isso, cada novo texto da TJL Filtros terá uma seção dedicada a responder tais questionamentos:

Em média, qual o tempo de vida útil dos bebedouros (quando bem cuidados)?

Há dois tipos de bebedouros: o eletrônico e o hermético.

Eletrônico: funciona com uma placa central, que distribui as informações para os componentes. Vida útil até a primeira manutenção: média de um ano e meio.

O sistema eletrônico não possui a eficiência de um sistema hermético, consome mais energia (o aparelho fica o tempo todo em funcionamento), não refrigera a água tão bem quanto o hermético (o resfriamento é feito por uma pastilha que efetua a troca de calor) e atende uma família com até quatro pessoas.

Hermético: mais conhecido como aparelho por compressor, tem uma vida útil média de até nove anos até a primeira manutenção corretiva, dependendo, obviamente, das condições de uso, com manutenção preventiva bem realizada, e locais de instalação. É um aparelho mais caro na hora da compra, porém, o custo-benefício dele é muito melhor que um de placa eletrônica. Consome menos energia, fornece água a 5ºC, atende até 40 pessoas com água gelada.

Para ilustrar: sabe aquela geladeira que passa de geração para geração, que sua avó pendurava toalha na grade traseira dela? Pois bem, aquele é um sistema hermético, em que a refrigeração é realizada por um compressor. Se bem utilizadas, essas geladeiras duram 20 anos sem necessidade de uma manutenção corretiva. É exatamente o caso do bebedouro hermético.

Todo bebedouro deve apresentar o selo no qual o usuário pode verificar a data da última manutenção?

Sim. O selo, além de ser uma garantia que o aparelho ainda fornece água de qualidade, é também uma segurança ao cliente, que pode acompanhar quando foi realizada a última manutenção e qual será a próxima. A TJL Filtros sempre entra em contato semanas antes do vencimento, para indicar que está próximo de executar o novo serviço preventivo.

Gostou do texto? Fique à vontade para sugerir novos temas para nosso blog. Se tiver dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento ou deixe seu comentário abaixo e entre para a conversa.

Não perca nossos próximos posts. Ah, aproveite e siga a TJL Filtros nas redes sociais: Facebook (/tjlfiltros) e Instagram (@tjlfiltros).



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TJL Filtros www.tjlfiltros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×